Projeto Memória

 

20 anos …

Conheça o projeto que resgata a trajetória de luta e de compromisso com a classe trabalhadora e a categoria química.

Em 2011, a Regional Campinas do Sindicato Químicos Unificados completa 20 anos de atuação combativa frente aos patrões e à política do governo federal. Durante esse período, os enfrentamentos foram muitos: a retirada de direitos trabalhistas, reforma na previdência e falta de acesso a saúde, educação e habitação públicas, que pioraram, cada vez mais, a condição de vida dos trabalhadores (as) e de suas famílias.

Para homenagear esses (as) trabalhadores (as), das indústrias químicas e farmacêuticas, que fazem parte dessa trajetória de luta e de compromisso com a classe trabalhadora, a Regional Campinas realizou o Projeto Memória.

 

Projeto Memória

O Projeto Memória recuperou a história da Regional Campinas, do  Sindicato Químicos Unificados, com o objetivo de preservar a memória dos (as) trabalhadores (as) químicos de Campinas e região, a partir de 1991. A data marca a retomada do Sindicato pelos trabalhadores (as) das mãos da diretoria pelega.

É uma retomada das luta sob o olhar da classe trabalhadora. É importante apresentar os fatos e as experiências e colocá-los a serviço do presente e do futuro. O acervo também resgata a trajetória política, cultural, social e econômica das pessoas de nossa região.

A memória contribui para a construção da identidade da categoria, por meio do conceito da cultura arquivista. A recuperação dos registros permite a reflexão sobre o movimento sindical e popular. O material documental pode ser um instrumento utilizado para a investigação social e científica.

O conteúdo histórico ficará armazenado nesta página na internet porque é uma ferramenta de comunicação rápida e de baixo custo. A disponibilidade do acervo cria um vínculo com a comunidade, trabalhadores, pesquisadores, estudantes. O espaço é democrático e aumenta o acesso às informações.

Uma exposição de fotografias com momentos marcantes dessa história ficará instalada no Cefol Campinas. O vídeo sobre a história dos 20 anos (1991-2011), depois da retomada do Sindicato pelos trabalhadores, ficará disponível no site para ser assistido.

 

Fases dos Projeto

A primeira fase do Projeto Memória se concentrou na higienização e na digitalização de fotografias, cartazes, jornais e boletins. Em seguida, essas imagens foram tratadas com programa específico de computador. A segunda etapa foi colher os depoimentos das pessoas em vídeo. De julho de 2010 a março de 2011, o Jornal Unificados publicou reportagens, de acontecimentos históricos importantes que marcaram a categoria química. As edições dos jornais estão disponíveis no site do Químicos Unificados.

 

Memoria viva

A partir de 2010, a Regional Campinas lançou uma campanha na base sobre a doação e/ou empréstimo de fotos e outros documentos de dirigentes, ex-dirigentes, trabalhadores (as) e ex-trabalhadores (as) para enriquecer o acervo. Foram colhidos depoimentos com história de vida desses (as) trabalhadores (as), ainda faltam alguns complementos.

O Projeto Memória não é composto apenas por documentos. Para cada assembleia, greve, ação na Justiça ou outro tipo de mobilização, foram as pessoas que fizeram parte dos fatos e deram vida aos acontecimentos. Por essa razão, você também deve participar dessa construção.

Entre em contato com a Regional Campinas pelo e-mail: quimicosunificados@quimicosunificados.com.br, ou por meio do  telefone 3735-4900.