2024 a 2028

Regional Campinas comemora 70 anos de lutas e conquistas

2024 a 2028

Trabalhadores elegeram nova diretoria do Químicos Unificados com 98,13% da votação, apoio maciço a Chapa 1, conduzir o sindicato para os próximos quatro anos (2024 a 2028). 

Em 2025, o Sindicato Químicos Unificados Regional Campinas comemora 70 anos de fundação e 20 anos da criação do Centro de Formação e Lazer – Cefol com homenagens, publicações, documentário e o principal: o envolvimento da categoria por sua entidade, por isso, todos merecem esse reconhecimento.

O Sindicato representa as trabalhadoras e os trabalhadores com muita luta nas fábricas e nas negociações, oferece acompanhamento jurídico, de saúde do trabalhador, uma sede, 3 colônias de férias, o Cefol e é reconhecido por seu trabalho sério e combativo. Este site continuará atualizando essa história de conquistas da classe trabalhadora que também merece. 

O Sindicato realizou o 8º Congresso do Químicos Unificados entre os dias 1º e 3 de agosto, em que as delegadas e delegados aprovaram sua linha de ação e o plano de lutas para os próximos anos como a defesa do direito por um ambiente de trabalho digno e de respeito com todos e todas. O encontro também debateu a extrema direita e o fascismo, às opressões, uma forma diferente de relação de trabalho e renda com base nos valores da solidariedade, da cooperação, da preservação ambiental e dos direitos humanos. 

A II Feira da Reforma Agrária Neusa Paviato foi uma realização em parceria com o MST e a Rede Livres, na Estação Cultura em Campinas, com mais de 40 mil pessoas durante os três dias do evento. Foram 8 espaços de formação política, voltados para os temas do ecoturismo, terras públicas, enfrentamento às violências e crise climática, 28 apresentações culturais.

O destaque foi para a produção de alimentos saudáveis e sem veneno praticada nas áreas de assentamentos rurais que se dá por meio da agroecologia e da Reforma Agrária Popular, proposta do MST para enfrentar a crise ambiental aprofundada no Brasil principalmente pelo agronegócio. 

O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Universidade Federal de São Carlos, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar,